Artigo original


Muitas vezes me perguntam o que pode ser feito para garantir que o e-mail permaneça disponível em caso de falha grave de hardware ou interrupção da Internet. Minha resposta é que provavelmente você não precisa fazer nada.


Digo isso porque o e-mail é um protocolo resiliente que espera problemas como esse. Se um servidor de e-mail não consegue alcançar seu servidor para entregar e-mail, ele não apenas levanta as mãos e joga o e-mail fora - ele espera pacientemente e tenta novamente um pouco mais tarde. Ele continuará tentando - a maioria dos servidores estão configurados para continuar tentando por até três dias e até mesmo sistemas muito restritivos tentarão por pelo menos um dia. Se o seu servidor ficar inativo por algumas horas, o e-mail quase certamente será entregue.



MX Secundário


Claro, você pode configurar um registro MX secundário ou até mais de um. Se você fez isso, um servidor que não consegue alcançar sua máquina MX primária tentará outras máquinas listadas e entregará o e-mail lá. Isso é bom, certo? Seu e-mail foi entregue.


Mas você tem? Bem, não, você não tem. Está no secundário. Alguns sistemas são configurados para transferir automaticamente o e-mail para o principal quando estiver disponível, mas se o principal estivesse disponível, ele já teria sido entregue!


Pior, porque mesmo um problema temporário fará com que a máquina que envia use o secundário, os e-mails que deveriam ter ido para o seu principal podem ser redirecionados. Se você não tivesse nenhum secundário, ele poderia ter tentado novamente alguns minutos depois e obtido sucesso: ter o MX secundário pode atrasar mais o e-mail do que não tê-lo.


Se a causa do problema for que sua Internet local está fora do ar, você não conseguirá acessar aquele e-mail no secundário até que o problema seja resolvido, então você não necessariamente ganhou muito: você não pode ver seu e-mail até que a Internet esteja de volta ao normal e quando isso acontecer, você provavelmente a obterá de qualquer maneira, a menos que tenha ficado fora do ar por dias.


Por esses motivos, não recomendo servidores MX secundários para a maioria das pequenas empresas. É uma despesa extra de que você talvez nunca precise, e tê-la pode causar mais problemas.



Failover


Existem soluções de failover para Kerio. Consulte Ferramentas e aplicativos de terceiros para Kerio Connect e procure na seção "Alta disponibilidade". Se você realmente não suporta a ideia de atrasos no e-mail, você pode fazer algo assim. Mas, novamente, vamos fazer uma verificação da realidade: se o problema for Internet morta, você também não conseguirá acessar o servidor de réplica remoto. Esse tipo de solução pode ajudar em algumas situações, é claro, mas não é uma panaceia.



Replicação Manual


Para pequenas empresas, sua maior preocupação provavelmente é a falha de hardware. Se a Internet estiver inativa, provavelmente o seu fluxo de trabalho será difícil e o e-mail pode ser a menor de suas preocupações. Você está mais preocupado com a falha do hardware que roda o Kerio Connect.


De um modo geral, você não deveria estar. Como o Kerio Connect pode ser executado no Windows, Mac ou Linux e até mesmo como uma máquina virtual, você tem muitas opções de onde instalá-lo. Um servidor de e-mail não precisa de muita potência, especialmente em uma situação de emergência. A instalação do Connect leva apenas alguns minutos. Se você tiver a Loja ou uma cópia dela e seus arquivos de configuração, poderá fazer o backup e executar em outra máquina literalmente em minutos. Se você tiver que usar o kmsrecover e backups, vai demorar mais, mas você pode atrasar a recuperação do correio antigo para mais tarde e pelo menos ter um novo e-mail disponível quase que instantaneamente.


Observe que você precisará do seu arquivo de licença ou pelo menos do número da licença. Agora pode ser uma boa hora para ter certeza de que você tem essas informações em algum lugar seguro - procurá-las no e-mail não funcionará se o seu e-mail estiver indisponível!


Acho que pode fazer sentido ter uma cópia do diretório da sua loja, se você tiver um lugar para colocá-lo. O Rsync pode mantê-lo atualizado e, se você precisar dele, com ele você economizará tempo - muito tempo se seu armazenamento de e-mail for grande.


Você pode alugar um espaço na nuvem e instalar o Connect lá também. Você pode fazer isso e tê-lo pronto para atuar como seu servidor, mas sem um registro MX ainda. No caso de uma emergência, você alteraria o MX para apontar para isso e você estaria pronto e funcionando. A Loja pode ser mantida atualizada com rsync.


Uma solução como essa nem requer duas licenças Kerio. Não execute o servidor "sobressalente" a menos e até que você precise dele. Quando você precisar, atualize-o para qualquer versão que você estava executando na caixa travada e pronto. Você pode até querer manter o pacote de instalação lá para que esteja pronto para uso, se você precisar dele.