Geral

Você deseja implantar remotamente software ou aplicativo de terceiros nos servidores e estações de trabalho em toda a rede da sua organização. Este artigo descreve todos os softwares (pacotes .msi para msiexec, executáveis .exe, agentes de terceiros, arquivos em lote, etc.) que podem ser instalados dessa forma, fornece instruções sobre como preparar o(s) arquivo(s) e parâmetros, e fornece as etapas para especificar e executar a implantação.


Solução

Para instalar um programa, software personalizado ou executar um script personalizado com o GFI LanGuard, prepare todos os arquivos necessários e, a seguir, especifique os arquivos a serem implantados e os parâmetros necessários manualmente por meio do console do LanGuard.


Prepare os arquivos de implantação

Reúna os arquivos a serem implantados, pesquise os parâmetros para uma instalação silenciosa sem interação do usuário, prepare os scripts e arquivos em lote necessários. O software que pode ser implantado remotamente inclui:


  • Pacotes MSI com a ajuda do instalador msiexec do Windows


  • Aplicativos de segurança, como soluções antivírus / antispyware e firewalls de software


  • Atualizações e patches de software de terceiros, como atualizações de arquivos de assinatura de antivírus / antispyware


  • Código personalizado, como scripts e arquivos em lote


  • Aplicativos de desktop como o Microsoft Office 2007 e mais.




A GFI não pode auxiliar na construção e teste de scripts de implantação personalizados ou arquivos em lote, pois são implantações fora do padrão com variáveis específicas para ambientes de cliente.




É de extrema importância especificar parâmetros para uma implantação totalmente silenciosa sem interação do usuário; caso contrário, a implantação falhará. Como esses parâmetros podem ser diferentes para cada aplicativo, eles devem ser obtidos com o respectivo fornecedor.



Arquivos auxiliares

É possível especificar arquivos auxiliares para implantação. Esta opção permite a especificação de arquivos que são necessários para implantação, mas não são executáveis reais, como arquivos de resposta XML ou arquivos CAB adicionais.


Por exemplo, se você deseja implantar um pacote MSI, ele deve ser especificado como um arquivo auxiliar, enquanto o arquivo em lote com a string msiexec personalizada para a instalação silenciosa deste pacote MSI NÃO deve ser marcado como auxiliar.


É importante saber que, uma vez que o executável / script / arquivo em lote seja copiado para o computador de destino (diretório C: \ Windows \ Patches), ele será executado usando as credenciais do Sistema Local que não terão acesso aos locais da rede.


Portanto, todos os arquivos chamados pelo executável / script / arquivo em lote devem ser adicionados à lista Especificar o software a ser implantado e marcados como um arquivo auxiliar ao clicar no botão Adicionar ...

O próprio arquivo executável / script / batch não deve ser marcado como um arquivo auxiliar e não deve fazer referência a locais de rede.


Configure a implantação

Ao adicionar arquivos, o LanGuard irá, por padrão, filtrar a janela de seleção de arquivos para arquivos executáveis (* .exe). No entanto, o LanGuard também pode implantar arquivos * .bat, * .vbs, * .exe e * .msi. Para selecionar esses arquivos, defina o filtro de extensão para ‘Todos os arquivos (*. *)’.


Para especificar qual software implantar:


  1. Clique na guia Remediate > Remediation Center.
  2. Na árvore de computadores, selecione os computadores onde o novo software será implantado e clique em Deploy Custom Software.
    mceclip0.png
  3. Use as opções descritas na tabela abaixo para adicionar os aplicativos e arquivos auxiliares a serem implantados:
    OptionDescription
    AddClique neste botão para abrir a caixa de diálogo Add custom software. Esta caixa de diálogo permite adicionar um aplicativo à lista e, se necessário, configurar parâmetros.
    EditSelecione um aplicativo e clique neste botão para abrir a caixa de diálogo Add custom software .Esta caixa de diálogo permite que você modifique os parâmetros de instalação existentes.
    Remove

    Selecione um aplicativo da lista e clique neste botão para remover o aplicativo.

    Import

    Clique neste botão para importar os parâmetros do aplicativo de um arquivo XML.

    ExportClique neste botão para exportar os parâmetros do aplicativo para o arquivo XML.
    mceclip1.png
  4. Depois de adicionar todos os arquivos e parâmetros necessários, clique em Deploy e configure as opções descritas abaixo:


    OptionDescription
    Deploy immediately

    Implante os aplicativos selecionados imediatamente.

    Deploy on

    Implemente os aplicativos selecionados em uma data e hora específicas. Configure quando implementar os aplicativos.

    CredentialsSelecione o método de autenticação a ser usado ou especifique um nome de usuário e senha. Selecione Use per computer credentials when available  para usar as credenciais especificadas nas propriedades do computador. Para obter mais informações, consulte Configurando propriedades do agente.
    Before deployment optionsConfigure as ações a serem executadas antes de implantar os aplicativos selecionados. Para obter mais informações, consulte Configurar opções de correção automática.
    After deployment optionsConfigure as ações a serem executadas após a implantação dos aplicativos selecionados. Para obter mais informações, consulte Configurar opções de correção automática.
    Advanced optionsConfigure outras opções relacionadas a reinicializar / desligar e excluir arquivos copiados de computadores remotos. Para obter mais informações, consulte Configurar opções de correção automática.
    mceclip2.png

  5. Clique em OK para executar ou agendar a implantação configurada.

 

Testando

Para visualizar o trabalho agendado ou o progresso da implantação, clique em Remediation Jobs  no painel direito.