Visão Geral


O Kerio Control inclui um servidor DHCP. O servidor DHCP atribui endereços IP de clientes dentro de um escopo predefinido por um determinado período (tempo de aluguel). Se um endereço IP deve ser mantido, o cliente deve solicitar uma prorrogação do período de tempo antes que o aluguel expire. Se o cliente não solicitou uma extensão do tempo de aluguel, o endereço IP é considerado gratuito e pode ser atribuído a outro cliente. Isso é executado de forma automática e transparente.


Diagnóstico


As chamadas reservas podem ser definidas no servidor DHCP - alguns clientes terão seus próprios endereços IP reservados. Os endereços podem ser reservados para um endereço de hardware (MAC) ou um nome de host. Esses clientes terão um endereço IP fixo. Kerio Control também permite a configuração automática do servidor DHCP. Esta opção envolve a criação e atualização automáticas de intervalos de endereços IP e parâmetros de acordo com as interfaces de rede incluídas nos grupos Trusted/Local Interfaces, Guest Interfaces e Other Interfaces. Isso significa que a única coisa a fazer é realmente executar o servidor DHCP.


Solução


Configuração de escopos automática


Por padrão, o servidor DHCP funciona no modo de configuração automática de escopos.


Para obter mais informações, consulte a Automatic Configuration of Scopes in Kerio Control.


Definição manual de escopos e reservas


Se você não quiser usar a configuração automática de faixas de IP, pode alternar para o modo manual. Para obter mais informações, consulte a "Manual Configuration of Scopes and Reservations in Kerio Control".


Concessões e reservas


Os escopos podem ser visualizados na tabela Concessões e reservas.


Usando o botão Remover, você pode liberar o endereço IP selecionado e/ou cancelar a reserva do endereço IP no local. A mensagem de controle DHCPRELEASE será enviada ao cliente correspondente.



Reservando um endereço IP


Um servidor DHCP permite que você reserve um endereço IP para qualquer host ou endereço MAC. As reservas podem ser definidas em ambos os modos de configuração de escopo, manual e automático. O ato de adicionar uma reserva no modo automático não muda para o modo manual. Qualquer endereço IP incluído em uma sub-rede definida pode ser reservado. Esse endereço pode (mas não precisa) pertencer ao escopo de endereços alugados dinamicamente e também pode pertencer a qualquer escopo usado para exceções.



Adicionando reservas


  1. Na interface de administração, vá para o Servidor DHCP.
  2. Na tabela Concessões e reservas, clique em Adicionar > Adicionar reserva.
  3. Digite o nome da reserva.
  4. Selecione o endereço MAC ou nome do host para identificação do dispositivo e digite a identificação.
  5. Digite um endereço IP reservado.
  6. Clique em OK.


Se você quiser verificar suas configurações, os ícones marcados com R representam os endereços reservados.


Fazendo uma reserva de DHCP em hosts ativos


Você pode reservar um endereço IP para um endereço MAC sem digitá-lo se o Kerio Control for capaz de ver o endereço MAC do host: 


  1. Na interface de administração, vá para Status > Hosts ativos.
  2. Selecione um host.
  3. Clique com o botão direito do mouse no usuário selecionado e clique em Fazer reserva DHCP por MAC.
  4. Kerio Control abre uma janela informativa sobre a nova configuração.
  5. Clique em OK


O servidor DHCP do Kerio Control reserva o endereço MAC se o servidor DHCP no Kerio Control estiver habilitado e o escopo dos endereços IP for criado na interface.


Importante: Se você usar o Kerio Control MAC Filter, marque a opção "Também permitir endereços MAC utilizados em reservas DHCP ou login de usuário automático". 



Reservando concessões


  1. Na interface de administração, vá para o Servidor DHCP.
  2. Na tabela Concessões e reservas, clique (destaque) no dispositivo desejado com um endereço locado.
  3. Clique em Adicionar > Reservar concessão.
  4. Na caixa de diálogo, clique em OK.


Se você quiser verificar suas configurações, na coluna Status aparece Reservado, Alugado.